Essa é uma informação ainda pouco difundida e não muito presente na cultura do brasileiro, mas a resposta para essa pergunta é SIM. As mães devem realizar uma consulta ainda gestantes. A conversa com o odontopediatra é muito esclarecedora e são passadas algumas orientações importantíssimas como:
– A possibilidade do bebe nascer já com algum dente na boca, ou este aparecer nas primeiras semanas de vida. Se este fato acontecer, é inevitável que os pais pensem que algo esteja errado e fiquem extremamente preocupados. Uma conversa prévia é extremamente elucidativa.
– Teste da linguinha. Teste para observar se o seu filho nasceu com o freio lingual menor que o normal (língua presa). É um teste já realizado na maternidade e se detectado, o problema deve ser solucionado, uma vez que a língua presa pode causar problemas de amamentação (dificuldade de sucção do leite materno) e problemas na fala, dificuldade de pronunciar alguns fonemas. O tratamento a ser realizado é a cirurgia para “soltar” o freio.
– Higienização. Dúvidas frequentes dos pais, como se é necessário higienizar a gengiva do seu filho e de qual maneira isso pode ser feito são sanadas nesse momento;
– Hábito de sucção nocivo. Será que o hábito da chupeta, já nos primeiros dias de vida, é prejudicial ou favorável ao bebê? São fornecidas informações sobre os prós e contras para que os pais possam fazer suas próprias opções. De antemão já adianto que existem mais pontos ruins do que bons em relação a chupeta.
– Primeiros dentinhos nascendo. Esse é o momento que a família deve retornar à clínica para que outras informações fundamentais sejam passadas, porém, esse é um papo para o nosso próximo post.
– Além de todos esses fatores em relação ao bebê, é fundamental que a gestante tenha um cuidado muito especial com a sua saúde bucal durante o segundo e terceiro trimestre, principalmente em relação a saúde de sua gengiva, uma vez que, a doença periodontal é um fator de risco para o nascimento com baixo peso ou até mesmo partos prematuros.
Se você é gestante e deseja ter todas as orientações necessárias nessa fase tão especial, agende uma consulta pelo WhatsApp ou ligue para a LVL Ortodontia & Odontopediatria no telefone (41) 3049-0579.
Forte abraço,
Prof. Dr. Luiz Vicente Lopes