Blog do IKO

5 curiosidades sobre o dente de leite

Dr. Luiz Vicente Lopes

Dr. Luiz Vicente Lopes

Fundador do Instituto Kids de Odontologia

Quem é pai ou mãe sabe como é ótima a sensação de ver um sorriso no rosto dos filhos! As janelinhas que vão aparecendo com a troca dos dentes então é um charme!

Contudo, os pais de primeira viagem possuem várias dúvidas em relação a primeira dentição dos seus pequenos. Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre dentes de leite. Confira!

Você sabia que os dentes de leite na verdade são chamados de dentes decíduos? Pois é, o termo “dente de leite” surgiu como um apelido engraçadinho por eles serem mais branquinhos que os permanentes, sendo semelhantes à cor do leite.

Se você está preocupado com o crescimento dos dentes do seu pequeno, saiba que o dente de leite começa a nascer por volta dos 6 meses de vida. Este pode ser um momento de grande desconforto para o bebê! Uma dica é usar mordedores e fazer massagens com o dedo para aliviar o incômodo dos pequenos.

Você já deve ter pensado, para que serve os dentes de leite? Eles são muito importantes para o desenvolvimento da criança, sendo responsáveis pela mastigação dos alimentos, facilitando a digestão. Além disso, o dente de leite auxilia no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face, assim como na pronúncia correta das palavras. Ele também guarda o espaço para que o dente permanente nasça na posição correta.

Mas, por que o dente de leite cai? Bem, o que faz o dente de leite cair é a pressão exercida pelo seu sucessor: o dente permanente. Este é um processo natural, no qual o dente permanente estimula a reabsorção da raiz do dente de leite até que ele caia. Esse processo começa, comumente, por volta dos 6 anos.

Assim como os dentes permanentes, os de leite precisam de cuidados. É fundamental que os pais estimulem desde cedo a higiene bucal para que os dentes cresçam fortes, saudáveis e livres de cáries.

Se o seu filho está na fase de troca de dentes, marque uma consulta! Sempre é importante checar se o desenvolvimento está sendo saudável.

Lembre-se, na dúvida, leve o seu filho a um odontopediatra para avaliação!

Gostou? Compartilhe esse post
Compartilhe
esse post
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Agendamento de consulta

Dias de preferência

Horários de preferência: