Blog do IKO

3 doenças bucais que podem afetar as crianças

Dr. Luiz Vicente Lopes

Fundador do Instituto Kids de Odontologia

Você sabia que sem os cuidados necessários, o seu filho pode ter cárie, sapinho, gengivite, entre outras doenças bucais? Essas são algumas doenças bucais que podem afetar as crianças, desde os recém-nascidos como os casos de sapinho, até o início da adolescência. Como aqui no IKO a saúde bucal do seu filho está sempre em primeiro lugar, separamos algumas dicas para evitar essas doenças.

• Cárie: a cárie é a doença bucal mais comum, sendo mais presente nas crianças, já que o consumo excessivo de doces somado à má higienização favorecem o surgimento das mesmas. Para evitar, é fundamental que os pais incentivem uma alimentação mais saudável e controlem o consumo de balas e chocolates. Além disso, reforçar a escovação é essencial.
  • Sapinho: essa infecção na boca é causada pelo fungo Candida albicans, e pode afetar principalmente os bebês com menos de 6 meses, já que o sistema imunológico é mais vulnerável nessa idade. Colocar objetos mal lavados na boca, como mamadeiras, chupetas ou brinquedos que ficam no chão, aumentam as chances da criança ter sapinho. Por isso é fundamental cuidar da higienização de todos os utensílios que são colocados na boca do bebê, e conversar com um pediatra e odontopediatra para avaliação e tratamento.
  • Gengivite: assim como os adultos, as crianças e adolescentes também podem apresentar gengivite como resultado de uma má higienização bucal e sistema imunológico baixo. Ao identificar os sintomas como sangramento na gengiva e dores ou incômodos ao escovar os dentes, leve o seu filho a um odontopediatra!

Aqui no IKO a gente ama cuidar do sorriso do seu filho! Venha nos conhecer.

Gostou? Compartilhe esse post
esse post